sábado, 1 de novembro de 2008

Estrada do Pacífico: conexão entre o Acre e o Perú

O presidente Lula é indefesso quando se trata de desenvolvimento e modernização do Brasil e da America Latina.Com o presidente Alan García do Perú concretiza o inusitado: uma rodovia com 2,6 mil quilometros de extensão ,que começa em Rio Branco no Acre e vai na direção de três portos peruanos,San Juan, Mataraní e Ilo. Da floresta Amazõnica aos picos nevados da Cordilheira dos Andes, as empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Queiróz Galvão(um consórcio) somam esforços com o consórcio formado pela Conirsa(Odebrecht)JJC e ICCSA(Ingenieros Civiles y Contratistas Generales S/A) o segundo consórcio, e dão um pique na obra que está com o cronograma adiantado e possivelmente finalizada antes do prazo previsto:2010.
O presidente da Federação das Industrias do Acre , João Francisco Salomão está entusiasmado com o numero de consultas de empresas que querem se instalar no estado.
Ele pode não saber, mas as soluções alpínas e andinas que a Odebrecht(Conirsa) tem são indevassáveis quando se trata de fazer cortes em montanhas e serpentear estradas para minimizar custos.A Conirsa montou 7 acampamentos para o seu pessoal, sendo o maior o de Mazuko onde trabalham mais de mil funcionários.O que não falta [ é qualidade de vida, coisa que o mestre, Dr Norberto Obebrecht prega incansavelmente nos seus trabalhos literários (leitura imperdível); o lazer é imprescindível na educação para o trabalho. Por esta razão, todos os acampamentos tem internet sem fio, tv a cabo,onde eles vêem a tv Globo e as novelas (digo eu), sala de jogos, de ginástica,quadra poliesportiva e cinema. A Conirsa é responsável pelo trecho que começa em Urcos próximo à Cuzco e vai até Iñapari na fronteira com o Brasil(são 6,5 mil funcionários).
Brevemente os turistas brasileiros irão com certeza banhar-se nas águas do Pacífico.

Nenhum comentário: