sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Asma et Bachar el-Assad in Paris

Fonte/
Paris Match. Você é nascida e criada na Inglaterra, onde conheceu seu marido. Como você se sentiu quando retornou para a Síria para se tornar a primeira-dama?
Asma al-Assad. eu sou Síria, onde nasci, sempre me senti na Síria. Morei em Londres por 25 anos. Então eu tive a sorte de ser expostas a ambas as culturas e em particular a uma riqueza de experiência que a cultura britânica tinha para oferecer. Quando voltei, eu nunca pensei que eu iria viver num lugar estranho. Para mim, era como se eu estivesse voltando para casa. Eu falava a língua, eu morava na cultura sírio e estava ciente da herança. A única diferença é que na Inglaterra eu era solteira, . Ser designado como primeira-dama é um privilégio e uma honra. É também um trabalho árduo, especialmente na Síria, onde as pessoas querem que você se envolva. Eles não querem que uma primeira-dama só para as cerimônias. Eles exigem que você esteja envolvido no desenvolvimento do país e apoie a mudança que estão acontecendo.

Você foi uma empresária. É uma vantagem em sua ação de hoje?
Existem coisas que você pode planejar na vida. Eu estudei ciência da computação na universidade. Eu queria trabalhar em um banco de investimentos e buscar um MBA. Mas eu não tinha planejado me casar com um chefe de Estado. A vida é cheia de surpresas. Eu casei com ele pelos valores que ele encarna e porque nos sentimos muito próximos. É claro, a minha experiência, tudo que aprendi nas finanças me serve hoje: ter de pensar criticamente, ser capaz de trabalhar com uma pressão enorme. Eu trabalho em desenvolvimento, educação e cidadania, e minha formação me ajuda.

Notamos que as primeiras-damas Michelle Obama como Carla Bruni ou jogar uma vez mais visíveis com o seu marido, especialmente para melhorar a sua imagem. Como você descreveria o seu papel?
Eu não acho que meu marido tem um problema de imagem. [Risos.] Ele não precisa de mim ou qualquer pessoa para melhorar sua imagem. Mas a imagem pode ser falsa e construida, ou pode ser verdade. Eu tento me conectar com a verdade. Eu começo a partir daí a considerar o que preciso mudar no meu país. Nesse sentido, acho que meu marido e eu, nos complementamos. As primeiras-damas durante muito tempo permaneceram na sombras, e a emergência das mulheres na política é recente. Tudo depende de onde no mundo ele é. No Extremo Oriente, há mais de 30 anos que as mulheres têm alcançado posições de presidentes. No Oriente Médio, eu estou longe de estar sozinho.

Qual é a sua visita a França?
Nossos países têm uma longa relação histórica. Nós não podemos e não devemos ignorar. No nosso tempo, as relações entre os países são principalmente políticas. Mas a política tem seus altos e baixos. Acho que temos de aprender com as lições do passado e da natureza diversificada da nossa relação. Devemos intensificar os intercâmbios de cultura, educação e economia. Assim, quando a política comercial é o nível mais baixo, nós temos outras maneiras de comunicar-se e conhecer-nos. Não ponha todos os ovos na mesma cesta. Queremos que nosso relacionamento a ser construído ao longo do tempo. Na Síria, por três anos, colocar a cultura no centro do nosso desenvolvimento nacional. Dois anos atrás, começamos uma parceria com o Louvre. Nós queremos aproveitar de sua perícia na interpretação da análise do passado e histórico. Temos os melhores laboratórios e os melhores equipamentos de investigação. Na frente cultural, precisamos de você tanto quanto você precisa de nós. Nós somos dois países desenvolvidos, orgulhoso de seu passado e dois leigos. Estas são boas razões para construir um contacto permanente.

Sobre o secularismo, a França tem problemas de integração, especialmente a sua população muçulmana. Sírios Como percebemos o nosso debate sobre a nacionalidade?
Se alguém decide imigrar para um país, ele deve tomar a decisão de se integrar na sociedade. É essencial. Em contrapartida, se o país escolhido para sediar. É preciso conquistar um espírito de abertura. Na Síria, por exemplo, temos uma comunidade muito grande Síria, na Armênia. Eles falam sua língua, têm as suas escolas, etc. Eles vieram até nós há um século atrás com a idéia de se integrar na sociedade. Eles queriam fazer parte da nossa sociedade. Historicamente, podemos integrar populações muito diferentes. Chamamos a nossa força na diversidade. Cristãos são ameaçados em muitos países do mundo muçulmano.

Recentemente, um massacre foi cometido durante uma missa em Bagdá. Síria parece ser poupado.
Quando dizemos que a Síria é laico, queremos dizer que devemos tolerar todas as religiões. As pessoas aqui são livres para praticar como bem entenderem. Estamos secular por causa da nossa história, não por causa de uma necessidade de viver juntos em tempos difíceis. Quando o chefe de Estado se ajoelha para rezar diante da Grande Mesquita dos Omíadas, ajoelha-se diante do túmulo de João Batista, um santo cristão. Para mim, isso faz parte da minha identidade, é como meu braço direito e perna esquerda.

Você já foi surpreendido com o que os americanos pensam de você, através do telegrama diplomático liberado pelo Wikileaks? Será isto uma ameaça às nações para ter seus segredos revelados assim?
A verdadeira questão é: o que isso diz sobre o Ocidente e sua visão de liberdade de expressão? É mais importante que os detalhes do que alguns pensam dos outros. O que está em causa são os valores da democracia e da liberdade de expressão que o Ocidente e se gaba de que ele usa para julgar os outros.

Nenhum comentário: