terça-feira, 26 de maio de 2009

wilson Andrade, principe da Casa real de Savalou

Na busca de novos mercados para exportações da nossa THORO TRANDING,nos últimos 4 anos temos desenvolvido acordos de cooperação com Benin, África do Sul, Kenia, Tanzânia, etc. Em janeiro passado visitamos Marrocos, Tunísia, Líbia e Algeria.



Em Junho próximo, entre 06 e 15, na companhia do Ministro do Desenvolvimento, Dr. Miguel Jorge, em missão oficial, trataremos de negócios em Gana, Nigéria, Guine e Senegal.



Parece que estávamos adivinhando a crise dos países ricos. Os africanos não são grandes mas tem bom nível de consumo em determinados nichos de mercado.



No Benin, de onde veio a maior quantidade de escravos para a Bahia, eles falam Iorubá, tem candomblé, acarajé, e muito bahianidade na musica, na comida e na alegria.



Em função e agradecimento pelo projeto que estamos negociando diretamente com o Presidente da Republica, Dr. Boni Yayi, que inclui uma fabrica de castanha de caju e ajuda para recuperação das plantações deles com tecnologia da Embrapa, tivemos a honra de receber o titulo de PRÍNCIPE DA CASA REAL DE SAVALOU, oferecido e entregue pelo REI, sua majestade TOSSOH GBAGUIDI XIII, cuja disnatia começou no Benin em 1557. O titulo é reconhecido oficialmente no Benin e nos terreiros de candomblé da África e Brasil.



Tem sido uma experiência bastante interessante e enriquecedora deixar um pouco a Europa e América para conhecer culturas tão distintas quanto as africanas.
Wilson Andrade é cônsul da Finlândia na Bahia, foi presidente da Associação Comercial , é diretor da Federação das Indústrias, foi presidente da Cia de Navegação Bahiana é um empresário de peso no setor de sisal entre outros setores.Q.I de gênio , respeitado , é um peso pesado na indústria e comércio e agora com a benção dos orixás o céu é seu limite.

Nenhum comentário: