quarta-feira, 29 de junho de 2011

Newton Lins vende a Delba Maritima para a Bourbon



O grupo francês Bourbon, especialista em serviços de offshore marítima moderna, adquiriu os remanescentes 50% que ainda não detinha da sociedade brasileira Delba Maritima Navegação, passando a ser o seu único accionista. Com 6 300 profissionais, o grupo opera uma frota de 335 navios. Iniciou a actividade nos anos 40, a partir de uma sociedade familiar com interesses na distribuição alimentar. Desde o ano 2000 passou a dedicar-se apenas à fileira marítima ligada ao petróleo (inspeção, manutenção e reparação de campos de petróleo offshore). O grupo Bourbon está presente em mais de 28 países.

A francesa Bourbon, proprietária da segunda maior frota de navios de abastecimento para a indústria petrolífera, projecta aplicar 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) para duplicar a sua frota até 2015, financiada em parte pela venda de 16 cargueiros à Genco Shipping and Trading, por 545 milhões de dólares, pela sua filial Setaf. As actividades não estratégicas serão vendidas, e a empresa contarirá um empréstimo de 400 milhões de dólares pagável em doze anos. Os novos navios - cerca de 80 "supply vessels" de diversos tipos e 64 transportadores de tripulações - serão pagos em 25% no acto de encomenda e o restante contra a entrega. Desta forma, a empresa terá 600 navios em 2015.
O grupo Bourbon está presente em mais de 28 países, tendo adquirido, há cerca de mês e meio, os remanescentes 50% que ainda não detinha na brasileira Delba Maritima Navegação. A Bourbon é hoje um dos armadores que mais investe na renovaçao da frota

Nenhum comentário: