terça-feira, 7 de outubro de 2008

Alvin e Heidi Toffler no paraíso perdido de Tatuapara

DDonos da Toffler Associates, futuristas , ele , guru do libanês - mexicano Carlos Slim- o homem mais rico do mundo; cientista político, esteve na Praia do Forte com sua mulher Heidi para fazerem uma palestra para 250 executivos da área financeira á convite do Serasa.
autor dos livros "Choque do Futuro" , "A Terceira Onda" e "Mudanças do Poder" falaram da importância da História e dos desdobramentos dos fatos . Creio que é literalmente impossível antecipar e prever fatos a médio e longo prazo, mesmo a curto prazo, pela imprevisibilidade fenomenológica do invisível mundo quântico atuando de forma una e contínua silenciosamente, tecendo uma teia que nós humanos, ainda por falta de tecnologia não conseguimos decifrar e por isso ficamos navegando no dogma, na quiromancia e similares. Cito a quiromancia porque a linha da cronologia da vida é líquida e certa quando se faz uma leitura com conhecimento científico.Não falha para quem sabe ler.
Quando Toffler falava sobre o futuro, na Praia do Forte (Bahia), ele estava justamente no futuro; se voltasse no tempo e vísse que, naquelas imediações, nos idos de 1549 era o paraíso perdido de Tatuapara (toca do tatu), ou seja, onde estavam as maiores tabas da nação Tupinambá ; e foi exatamente alí que o governador -geral do Brasil ,Thomé de Souza mandou Garcia D'Avila estabelecer o almoxarifado da recém fundada cidade do Salvador ou da Bahia ; e assim foi feito .Garcia D'Avila construiu o castelo da Torre , se apaixonou por uma índia , teve uma filha mameluca que deu o nome de Isabel Garcia D'Avila, que foi criada e educada no castelo para ser uma dama ; casou-se e ficou viúva por pouco tempo , porque se apaixonou e se casou em segundas núpcias com Diogo, o neto de Catarina Paraguassú e Caramurú (Diogo Alvares Correia) ; daí é muita história . Walfrido Morais, historiador, fez para Dr Norberto Odebrecht uma pesquisa inominavelmente admirável sobre aquela área- o maior latifúndio da America Meridional intitulado "A Senhorial Casa da Torre". Quem tiver "prestígio" com Dr. Norberto pode ter acesso à leitura desse brilhante trabalho. É inenarrável. Eu tive a oportunidade de acompanhar Walfrido revisando o original; éramos amigos; Walfrido foi biógrafo de Horácio de Matos, " coronel do Sertão"e primo de minha avó materna na época em que ele, Walfrido, era menino em Lençóis (Chapada Diamantina); segundo ele, um garoto para trabalhar só tinha duas opções ou ser jagunço, que ele na verdade dizia querer ser, ou trabalhar na tipografia do jornal "O Sertão", para onde ele foi e no qual minha avó materna cuidava da tipografia e da distribuição; o jornal era de Horácio e do irmão dela Franklin de Queiróz . Aí é outra história.

Nenhum comentário: