quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Alcoa Aluminio toca projeto Juruti na cadeia produtiva de alumínio no Pará

foto de Regina Riginik da Época Negócios. Tudo começou em junho de 2006.
Entre dezenas de moradores que foram cumprimentar Franklin Feder CEO da Alcoa Aluminio do Brasil muitos travaram o sorriso e olharam de soslaio; obliquamente ... eram dezenas de olhares enviesados e semblamtes ensimesmados -o que "aqueles" homens queriam fazer no pequeno município de Juruti.
A companhia americana de alumínio, Alcoa, com sede em Pittsburgo, Pensilvania(US)prudentemente venceu a resistência dos moradores dO pequeno município de Juruti 'as margens do rio Amazonas, no oeste do Estado do Pará.
Tem o município no seu subsolo, 1 bilhão de toneladas métricas de bauxita , e 200 anos-vida para explorar a matéria prima do alumínio, principal produto da multinacional Alcoa; o trabalho vai de vento em pôpa; as minas estão sendo abertas com profundidade de 12 a 15 metros, o minério retirado segue para os lagos de distribuição onde são lavados e separados da argila e da areia; de lá, a bauxita é levada de trem até o porto em Juruti ,margem do rio Amazonas, numa distância de 55 quilômetros da área de beneficiamento e transportada pelo rio até S. Luiz do Maranhão onde fica sediada a fábrica de transformação em alumínio, da Alcoa Alumínio do Brasil.O investimento do projeto é de US$400milhões. Implantado o projeto , a Alcoa vai pagar a fatura ao povo de Juruti com os projetos que estão sendo desenvolvidos e implantados em parceria com diversas entidades para atender a população ; como agricultura familiar, artesanato e reflorestamento das áreas devastadas entre muitos outros. São 30 empreiteiras trabalhando na região dentre elas a Camargo Correia.
A cadeia produtiva é uma realidade nova para o norte do Brasil; de qualquer forma é vertiginosamente ascendente o processo de desenvolvimento da região, pela abundância de recursos naturais e uma inominável fragilidade do estado com relação ao capital; um antagonismo que aumenta as tragédias sociais e ambientais atrapalhando o ciclo produtivo. Neste quesito o progresso passa por todas estas fases.O importante é caminhar."Gigante pela própria natureza", o Brasil , pais continental e de riqueza imensurável é a menina dos olhos do planeta.

Nenhum comentário: