quarta-feira, 18 de junho de 2008

Iraquara capital do biodiesel

No semi-arido baiano, a rota que leva à Brasil Ecodiesel em Iraquara, está mudando a vida do sertanejo ; tanto para os que assentam seus restaurantes para servirem especiarias como mocotó, carne do sol e cuscuz com ovo, que são inenarravelmente deliciosos, como para os agricultores que se agregam em cooperativas para organizarem a produção; substituindo a agricultura rudimentar, que está sempre submissa aos caprichos da natureza instável , ao programa voltado para a agricultura com apoio irrestrito da prefeitura local , da Federação da Agricultura e do Ministério de Desenvolvimento Agrário. No Estado, a Secretaria de Agricultura tem o apoio técnico e jurídico da Coordenação de Desenvolvimento Agrário ; que é quem faz os convênios com as prefeituras, cadastra o agricultor, faz a demarcação da área, titula a terra e coordena os projetos direcionados para tal.Para impulsionar a cadeia produtiva, as cooperativas contam com recursos que vem de industrias interessadas, com antecipação de receitas de contratos de futuros, como era feito no cacau. Com isto a miséria está sendo erradicada, a faculdades estão chegando em Irecê, Morro do Chapeu e outras localidades. A Petrobrás entra firme no negócio; com isto,
a Bahia entra no cenário internacional das energias alternativas e já contabiliza produzir 2 bilhões de litros/ano, programando a construção de mais 50 usinas. A Brasil Ecodiesel, listada no Mercado da Bovespa, já produz 51 % do biodiesel nacional .
É a mais pura expressão keynesiana do capitalismo, que graças a Deus se despede da cansativa verve, da velha e mastigada modelagem política, fundamentada na retórica, que por muito tempo povoou a mente dos que vieram do nada e se tornaram grandes oligarcas. A História etá cheia de exemplos é só periodizar da primeira civilização egípcia até hoje que é tudo igual . Quem quer faz. È o que mostra o presidente Lula.

Nenhum comentário: