segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Uniáo Europeia congela enquanto Putin esquia em Krasnaya Polyana



Vladimir Putin,primeiro ministro da Russia está esquiando em Krasnaya Polyana, a estação de esqui dos milionário russos;enquanto isso, A Ucrânia e a União Européia
vivem a era do carvão e da lenha por falta de gás.
Os gasodutos passam pela Ucrânia e se ramificam por 27 países do bloco da UE. Acontece,que Putin quer aumentar o preço da tonelada cúbica de 170 dólares, para mais de 400. Como não houve acordo, ele como grande estrategista , cortou o fornecimento da Ucrânia e minimizou, com uma margem apertada , em torno de 75% o fornecimento; foi esquiar e deixou a Europa gelada. Operadoras como a GdF Suez disse que o fornecimento caiu 70% ;tanto que,a Torre Eiffel está fechada.
Dando continuidade as negociações o porta- voz, Sergei Kupriyanov afirmou que, Putin, vai honrar os contratos de fornecimento de gás."Não se deve colocar todos os ovos numa cesta só" diz Dr.Norberto Odebrecht.
Em resumo,a estrátégia de Putin está literalmente correta.Como ex- diretor da KGB ele conhece a fisiologia do poder. O problema foi repassado para as operadoras e obviamente para os Chefes de Estado.Vamos ver esta partida de xadrez.E mais, cortes na rota eslovaca podem atingira a Hungria , Eslovênia,Itália e Austria. Em Praga a operadora do gasoduto tcheco, RWE Transgás adquiriu gás da Noruega;os gasodutos da rota ocidental dos balcãs estão comprometidos. Imaginem, o poder de Putin: controla um quinto do gás do dutos, que cruzam a Ucrânia e abastecem a União Européia.

Nenhum comentário: