terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Henrique Meirelles prepara vôo para governar Goiás

,foto:Elza Fiuza/AG Brasil

Obstinado e prático, o engenheiro Henrique Meirelles, 62, goiano de Anápolis,presidente do Banco Central,
prudentemente, já comunicou ao presidente Lula que, vai deixar o BC para disputar o governo de Goiás em 2010.Apesar de náo confirmada, essa notícia corre entre as cabeças coroadas do DF.
Segundo as fontes que transitam nos corredores e gabinetes do Ministério da Fazenda, os candidatos à sucessão de Henrique Meirelles no BC, são: Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Alexandre Tombini e Mario Mesquita ambos diretores do BC. A maioria afirma que o favorito é Luciano Coutinho do BNDES, que em brevíssimo tempo, estará anunciando o aumento do orçamento
do banco em 2009, para 130 bilhões; deixando claro que, parte destes recursos serão alocados para o PAC-Privado - Programa de Aceleração do Crescimento, direcionado para o Complexo Hidrelétrico do rio Madeira, um rio da bacia do rio Amazonas que, banha os estados de Rondönia e do Amazonas sendo um dos seus afluentes, com extensáo total aproximada de 1 450 km. O objetivo é aumentar a capacidade energética do país que, segundo estudos da EPE-Empresa de Pesquisa Enegetica, em 2012, o pais deverá ter sérios problemas com escassez de eletricidade. O equilibrio entáo, sera mantido com as usinas de Jirau e de Santo Antonio.
O leiláo da Usina Santo Antonio foi realizado e o consorcio de empresas Madeiras S.A. constituido por Furnas S.A., Odebrecht Investimentos, Andrade Gutierrez Participações,Cemig,Construtora Norberto Odebrecht e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia irá tocar a obra.
O Leilão da Usina Jirau ficou com o consórcio liderado pela empresas Suez Energy ,com a Chesf,e a Camargo Correa.
A pressão contra o Complexo Hidrelétrico é titânica; comandada pela via Campesina, MST e Mab entre outros que, fundamentalizam sua oposição em razão dos 50 mil hectares da floresta que serão alagados e das 5 mil familias que subsistem do rio, e serão removidas para outra área. O projeto é importante para o desenvolvimento da região Amazônica;vai gerar 30. 000 empregos indiretos e 9.000 emprego diretos.

Nenhum comentário: