segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fiesp indica que a industria está reagindo a crise

fonte/ASCOM/FIESP
A indústria paulista de transformação experimentou o 10° mês seguido de queda no nível de emprego, em julho, mas já dá sinais de recuperação. A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pela Fiesp e o Ciesp apurou baixa de 0,32% no índice com ajuste sazonal, e uma perda líquida de 3.500 postos de trabalho (-0,16%), contra 8 mil vagas eliminadas no mês anterior. Os resultados, no entanto, são os piores para o mês desde 2006.

“O emprego na indústria vem caindo ainda, porém a taxas menores do que nos primeiros meses do ano, tendendo a zero”, avaliou Paulo Francini, diretor-titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp/Ciesp.

Segundo Francini, a economia ainda precisa “limpar os ferimentos” causados pela passagem da crise financeira em solo brasileiro, mas a recuperação não deve ser imediata. Só a indústria paulista perdeu quase 200 mil empregos em um ano, segundo a pesquisa das entidades, dos quais 58 mil de janeiro a julho de 2009.

“Se este é o preço que pagamos pela crise, pagamos barato, em comparação com outros países mais atingidos. Mas uma parte da atividade brasileira depende da reação do mundo, e certamente demoraremos anos para reconquistar 200 mil vagas”, atestou o diretor da Fiesp/Ciesp.

Apesar de apostarem na retomada da estabilidade do emprego nos próximos meses, Fiesp e Ciesp demonstram cautela na avaliação do ritmo de recuperação, que vai depender de fatores externos.

“Ainda existem sinais contraditórios nesse quadro. A queda nas exportações, por exemplo, tem uma interferência muito forte na atividade industrial. Além disso, as empresas precisam de confiança para voltar a investir. Daqui vamos para um quadro melhor, mas é impossível transformá-lo em um milagre”, ponderou Francini.

Setores

O saldo entre contratações e demissões em julho foi negativo em 13 setores da indústria. Três deles ficaram estáveis e seis tiveram desempenho positivo no mês. Os setores ligados ao consumo foram bem: vestuário e acessórios (1,8%), produtos diversos, que inclui brinquedos, jóias e bijuterias (0,8%) e couro e calçados (0,7%) encabeçaram a lista. Fabricação de coque, petróleo e biocombustíveis (-1,5%), celulose e papel (-1,4%) e máquinas e equipamentos (-1,2%) foram as principais variações negativas.

Regiões

Com o fim da fase de contratações no setor sucroalcooleiro, o emprego na Grande São Paulo (0,14%) superou o índice do interior paulista (-0,36%), onde se concentram as usinas.

Das 36 diretorias do Ciesp no estado que compõem o levantamento, o saldo positivo de empregos industriais é mais forte nas seguintes regiões:


Matão (13,34%), pelo segundo mês consecutivo, com expressiva alta no setor de Produtos Alimentares (27,27%) e Vestuário (15,38%);


Jacareí (1,66%), puxada principalmente por Produtos Químicos (1,22%) e Produtos de Metal (0,25%);


Piracicaba (1,34%), com destaque para Produtos Alimentares (2,53%) e Coque, Petróleo e Biocombustíveis (2,24%).

As regiões que encabeçaram as demissões no estado foram:


São Carlos (-2,48%), influenciada por Produtos de Metal (-10%) e Minerais não Metálicos (-1,51%);


Santa Bárbara D’Oeste (-1,79%), principalmente nos setores de Máquinas e Equipamentos (-8,05%) e Borracha e Materiais Plásticos (-1,21%);


Presidente Prudente (-1,79%), puxada por Produtos Alimentares (-4,20%) e Coque, Petróleo e Biocombustíveis (-0,41%).

Sensor

O indicador antecedente da Fiesp registrou mais um resultado positivo: atingiu 56,5 pontos na primeira quinzena de agosto, o melhor da série histórica desde abril de 2008. Mercado (63,3) e Vendas (60,2) seguem em alta, e o estoque (47,7) se aproxima da neutralidade. Emprego (54,5) e Investimentos (55,6) também indicam tendência de recuperação.

“O Sensor está enxergando coisas melhores para frente. Certamente essa sensação chegará aos resultados da indústria em um momento próximo”, apostou Paulo Francini.


Confira aqui a íntegra da pesquisa de Nível de Emprego


Veja aqui o resultado da primeira quinzena do Sensor Fiesp

Mariana Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário: