quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O inusitado G-2 de Barak Obama recebeu um sonoro "não" do premier Wen Jiabao

na foto o premier chinês Wen Jiabao com o primeiro ministro inglês Gordon Brown (foto/ Yahoo ). O general chinês Cao Cao que compilou as estratégias da "Arte da Guerra" de Sun Tzu, 100 anos após sua morte, grafa o óbvio: "um general não comete erros, tem que ser paciente e impenetrável".
É bom lembrar que Sun Tzu viveu no nordeste da China há mais de 2.500 anos; muda o cenário , entretanto a espécie, continua sendo o homonídeo em plena evolução cultural; o problema é que água e óleo não se misturam e Mr. Barak Obama, presidente americano, ainda que seja um homem inteligente, mestre, doutor em Direito Constitucional, perdoem-me , é retórico; não fez academia militar nem conhece as regras que regem este sistema.
Corretíssimo, o premier chinês Wen Jiabao quando disse não ao G-2 de Barak Obama, porque é "infundado".
É verdade que o governo chinês comprou mais de US$ 830 bilhões da dívida americana e promete ajudar ao mundo a sair dessa recessão ainda que, ele saiba que precisa encontrar um mecanismo para reduzir suas taxas de poupança, elevar o consumo interno e valorizar o yuan.O regime chinês é comunista é fechado e por essa razão não tem espaço para retórica.Eu até ousaria sugerir ao presidente Obama ler o livro " Cisnes selvagens " da escritora chinesa Jung Chang , ex- professora de chinês do Centro de Estudos Afro Orientais em Londres; doutora honorária em linguistica, pela Universidade de Buckingham e, a primeira pessoa da Republica Popular da China a conseguir um doutorado numa universidade britânica (York);por aí, o presidente Obama encontra uma grande via para entender o que de fato aconteceu na revolução cultural e compreender que o G-2 é uma fantasia irrealizável.

Nenhum comentário: