segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O novo George V, em Paris, de Alwaleed bin Talal


O principe Alwaleed bin Talal Aziz Al Saud
é um empresário e bilionário saudita, membro da Casa Real, é neto de Abdul Aziz Alsaud, fundador da moderna Arábia Saudita, e do ex-primeiro-ministro libanês, Riad el-Solh. É ainda sobrinho do Rei Fahd. Segundo a Forbes, sua fortuna em 2010 é estimada em $19,4 bilhões fazendo do príncipe árabe a 19º pessoa mais rica do mundo.
Alwaleed Bin Talal Alsaud estudou nos Estados Unidos e em 1979 tirou um bacharelado em Administração financeira. Seis anos depois tornou-se mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Syracuse, situada em Nova Iorque.

Após ter concluído os seus estudos regressou à Arábia Saudita e começou a investir nos setores da construção e de propriedades. Os seus investimentos deram resultado e começou a multiplicar a fortuna, tendo então formado, em Riade, a Kingdom Holding Company. O príncipe foi ainda o responsável pela introdução no mundo árabe das comunicações sem fio e um dos pioneiros no comércio eletrônico proporcionado pela Internet na região.

Entretanto, expandiu o seu negócio para além do mundo árabe e tornou-se acionista importante em empresas internacionais como a AOL Time Warner, a Apple, a Pepsi, a Kodak, a Euro Disney, a Motorola e a Planet Hollywood.

Em Julho de 1997 resolveu investir na Palestina na área da construção, principalmente na Faixa de Gaza. Ajudou a fundar a Companhia de Desenvolvimento e Investimento de Jerusalém para ajudar a fomentar a presença palestina através de projetos de habitação e acolhimento. Desenvolveu vários projetos beneficenes na Arábia Saudita.
A forte ligação do príncipe saudita com os Estados Unidos ficou mais forte com a sua visita aos destroços das torres gêmeas do World Trade Center de Nova Iorque após os Atentados de 11 de Setembro. Alwaleed Alsaud fez uma doação de 10 milhões de dólares para ajudar a reconstruir o local. No entanto, o investimento foi devolvido pelo prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani após o príncipe mencionar que "o governo americano devia reexaminar a sua política para com o Médio Oriente".O famoso Airbus A380 (maior avião comercial do mundo) é dele.Fonte/ Wikipédia

Nenhum comentário: