quarta-feira, 27 de abril de 2011


fonte/ Guia da Cirurgia plástica-De Alexandre Charão.
Local por onde a prótese será introduzida e posição em que o implante ficará localizado podem interferir no resultado final do procedimento

Além do tamanho, os implantes mamários podem variar na sua forma e no material utilizado em seu interior. O local por onde será inserido também pode variar. Tudo isso tem de ser analisado, previamente, pelo cirurgião responsável pelo procedimento em concordância com a paciente, que deve ter total conhecimento das alternativas possíveis e também dos riscos existentes em tal intervenção.

Dependendo do perfil de cada paciente, opta-se por implantes de formato redondo ou anatômico, oferecendo o melhor resultado em relação ao desenho anterior da mama. Os produtos com os quais as próteses são fabricadas também variam: prótese de gel de silicone com revestimento liso, revestimento texturizado, e prótese de solução salina.

Sobre o local da incisão, são três as opções mais usadas: sulco inframamário, periareolar ou axilar. “A incisão no sulco oferece a possibilidade de utilizar vários tipos de implantes, além de maior facilidade de acesso à mama, o que aumenta o controle do cirurgião durante o procedimento. Já a periareolar é posicionada exatamente na interface entre a aréola e a pele da mama, enquanto que a axilar é a ideal quando o objetivo principal é evitar cicatrizes no busto. Entretanto é a mais complexa quanto ao posicionamento preciso do implante”, revela o cirurgião Dr. Nonato Fontes, de Salvador.

O implante ainda pode ficar localizado em regiões diferentes: posição submamária, subfacial ou submuscular. “A escolha da técnica depende da espessura da pele e da quantidade de tecido disponível para cobrir o implante. Na posição submamária, o implante é colocado entre o tecido e o músculo peitoral. No caso de optar pela posição subfacial - que é a intermediária - a prótese ficará localizada entre a fáscia peitoral e o músculo. Já na posição submuscular, a localização exata é entre o músculo peitoral e a parede torácica”, declara o cirurgião.

“A colocação do implante na posição submamária permite ao cirurgião ter maior exatidão sobre o resultado final do procedimento. Porém, para que essa posição seja escolhida, é fundamental haver tecido suficiente para cobrir o implante, pois, caso contrário, as bordas poderão ficar perceptíveis visualmente ou palpáveis”, finaliza Dr. Nonato Fontes.
O que diz Dr alexandre Charão sobre a matéria:
Home » Matérias » Prótese de Mama


--------------------------------------------------------------------------------






A plástica mamária com o uso de prótese de silicone é indicada na maioria das vezes para pacientes que têm mamas pequenas e que desejam o aumento destas e uma melhor proporção corporal. Há também pacientes que após gravidez, amamentação ou perda de peso tiveram redução do volume mamário, com ou sem discreta ptose (queda) da mama.

A cirurgia tem por finalidade melhorar a projeção, o contorno e as proporções das mamas, possibilitando a utilização de roupas com decote e o fim da necessidade de “esconder” o corpo ou de utilizar recursos como sutiãs com enchimento ou com armação.

Os implantes atuais são feitos com gel de silicone de alta coesão no seu interior, evitando os problemas do silicone líquido utilizado no passado. A prótese de silicone não traz prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumáticas, etc). Exames radiológicos anuais, de rotina, também não são prejudicados.

Existem diversos modelos de próteses, com perfil baixo, alto e super alto, com diferentes formatos da base (redondo, anatômico). Durante a consulta com o Dr. Alexandre as variedades de implantes são mostradas à paciente. A soma das preferências do paciente com a experiência do médico permite chegar à conclusão de qual modelo e de qual volume são os mais indicados para cada caso.

As vias de acesso para introdução da prótese são três: areolar, submamária e axilar. A prótese pode ser posicionada em dois espaços diferentes: por baixo ou por cima do músculo peitoral. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, que são debatidas e explicadas ao paciente. Mas o local mais comum tem sido sobre o músculo, e não abaixo.


a prótese via areolar no plano subglandular, indicada para a maioria das pacientes, pois muitas têm aréola > 4cm e têm algum volume de glândula mamária. A cicatriz é quase imperceptível.
prótese via axilar no plano subglandular, evitando assim a cicatriz no seios (apesar desta ficar muito apagada) e evitando a dor no pós-operatório e permitindo um retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia
prótese via axilar no plano submuscular, especialmente em pacientes muito magras e com confirmação de câncer de mama com gene familar presente

Nenhum comentário: