sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prótese mamária e resultado final do implante


Local por onde a prótese será introduzida e posição em que o implante ficará localizado podem interferir no resultado final do procedimento

Além do tamanho, os implantes mamários podem variar na sua forma e no material utilizado em seu interior. O local por onde será inserido também pode variar. Tudo isso tem de ser analisado, previamente, pelo cirurgião responsável pelo procedimento em concordância com a paciente, que deve ter total conhecimento das alternativas possíveis e também dos riscos existentes em tal intervenção.

Dependendo do perfil de cada paciente, opta-se por implantes de formato redondo ou anatômico, oferecendo o melhor resultado em relação ao desenho anterior da mama. Os produtos com os quais as próteses são fabricadas também variam: prótese de gel de silicone com revestimento liso, revestimento texturizado, e prótese de solução salina.

Sobre o local da incisão, são três as opções mais usadas: sulco inframamário, periareolar ou axilar. “A incisão no sulco oferece a possibilidade de utilizar vários tipos de implantes, além de maior facilidade de acesso à mama, o que aumenta o controle do cirurgião durante o procedimento. Já a periareolar é posicionada exatamente na interface entre a aréola e a pele da mama, enquanto que a axilar é a ideal quando o objetivo principal é evitar cicatrizes no busto. Entretanto é a mais complexa quanto ao posicionamento preciso do implante”, revela o cirurgião Dr. Nonato Fontes, de Salvador.

O implante ainda pode ficar localizado em regiões diferentes: posição submamária, subfacial ou submuscular. “A escolha da técnica depende da espessura da pele e da quantidade de tecido disponível para cobrir o implante. Na posição submamária, o implante é colocado entre o tecido e o músculo peitoral. No caso de optar pela posição subfacial - que é a intermediária - a prótese ficará localizada entre a fáscia peitoral e o músculo. Já na posição submuscular, a localização exata é entre o músculo peitoral e a parede torácica”, declara o cirurgião.

“A colocação do implante na posição submamária permite ao cirurgião ter maior exatidão sobre o resultado final do procedimento. Porém, para que essa posição seja escolhida, é fundamental haver tecido suficiente para cobrir o implante, pois, caso contrário, as bordas poderão ficar perceptíveis visualmente ou palpáveis”, finaliza Dr. Nonato Fontes.

Nenhum comentário: